16.7.08

Quatro largos e quinze ruas

As primeiras ruas de São José surgiram de trilhas que ligavam as fazendas e de parte das estradas que conduziam às vilas próximas.
Já em 1886, Antônio Marçal, vereador à Câmara Municipal de Caconde, preocupado com o urbanismo da futura freguesia de São José do Rio Pardo, propôs e teve aprovada a nomeação de um fiscal e arruador para que a nova povoação não ficasse arruada com grandes defeitos, como aconteceu em outros lugares, e que tivesse suas ruas largas e retas desde o início.
O primeiro largo demarcado foi o definido pela Cúria Metropolitana de São Paulo, na Provisão de 26 de março de 1870 que, ao conceder licença para se erigir a Capela, exigiu que ela fosse construída em lugar alto e "com âmbito em roda para poder andar procissões", ficando assim planejado o futuro Largo da Matriz.
Em 1887, a Vila de São José contava com quatro largos e doze ruas: os largos eram o da Matriz, do Mercado, do Rosário e o da Estação. As ruas eram: Direita, das Flores, da Floresta, da Conceição, do Carmo, da Esperança, da Boa Vista, do Comércio, do Ipiranga, da Imperatriz, da Cadeia e da Estação.

Amélia Franzolin Trevisan, "O Nome da Rua".

Nenhum comentário: