28.1.08

O rio-pardense “Deus da Raça”



Antônio José Rondinelli Tobias, o Rondinelli (São José do Rio Pardo, 26 de abril de 1954), é um ex-futebolista, zagueiro do Flamengo na década de 70, ídolo da torcida rubro-negra.
Chegou ao Flamengo em 1974 e, após dois anos disputando posição, firmou-se como titular absoluto.
Zagueiro aguerrido, não existia bola perdida para Rondinelli, que, segundo Zico, foi o único jogador que ele viu dividir uma bola com cabeça. Tal fato aconteceu durante um Fla-Flu, quando Rondinelli usou a própria cabeça para retirar uma bola dos pés de Rivelino.
Porém, foi somente em 1978 que o nome de Rondinelli entrou definitivamente para história do clube. Na final do Campeonato Carioca contra o Vasco, em uma cobrança de escanteio a favor do Flamengo, aos 41 minutos do 2ºtempo, o zagueiro deu um pique do meio-de-campo até a área adversária e, com uma cabeçada que mais parecia um chute, marcou o gol do título rubro-negro.
Daí por diante, o jogador passou à condição de ídolo da torcida rubro-negra, que o imortalizou com o apelido de Deus da Raça. Depois do Flamengo, Rondinelli teve passagens discretas pelo Corinthians e Vasco e, em 1982, encerrou prematuramente sua carreira no Bonsucesso, quando tinha apenas 27 anos.
No final da década de 1970, por todos os cantos do país, muitas crianças foram batizadas pelo nome de Rondinelli. O próprio Rondinelli possui as cópias de 52 certidões de nascimentos dos seus ‘xarás’.
Hoje em dia, Rondinelli é procurador de atletas e trata das carreiras do atacante Denni, ex-Flamengo, e do lateral Schneider, ex-Fluminense, por exemplo. Ambos estão atualmente disputando o Campeonato Carioca pelo Volta Redonda. Ele chegou a se arriscar como treinador em Goiás e Brasília, mas ficou incomodado com a pressão para escalar esse ou aquele atleta e preferiu não se alongar na profissão. Além disso, o "Deus da Raça" comanda uma escolinha de futebol ao lado do filho, em São José, que conta com mais de 180 crianças da cidade e região, e é proprietário do R3 Sport Bar, na Vila Brasil.


Títulos
Todos os títulos pelo Flamengo
Campeonato Carioca: 1974, 1978, 1979, 1979 (Especial)
Taça Guanabara: 1978, 1979, 1980
Troféu Ramón de Carranza: 1979, 1980
Campeonato Brasileiro: 1980
Prêmios
Bola de Prata da Revista Placar: 1978

Nenhum comentário: