22.6.10

Tenente-coronel José Ezequiel de Souza

Era filho do casal Maria do Carmo Nogueira e José Fernandes de Souza, agricultores abastados em São José do Rio Pardo.

Sua esposa era dona Francisca Carolina, sendo seus filhos Cornélia, Jordano, Maria, Áurea, Cândida, José Ezequiel, Euclides e Francisco. Todos deram origem à conceituada família Noronha de Souza Nogueira.

Tenente José Ezequiel de Souza possuía inúmeras propriedades agrícolas, entre as quais as fazendas Brejão, Santa Maria e Bocaina.

Sua filha Cornélia era casada com o dr. José de Oliveira Leite, advogado, jurisconsulto, secretário da Fazenda no governo do dr. Luiz Viana, na Bahia, e que foi grande amigo de Euclides da Cunha, em São José, tendo sido seu conselheiro e informante em assuntos relacionados com a Bahia, tornando-se apoio seguro para o escritor em certas passagens de "Os Sertões".

Durante o Império, tenente José Ezequiel de Souza foi dos políticos mais atuantes em São José do Rio Pardo. Fez parte da Câmara Municipal, em 1886, quando coronel Antônio Marçal Nogueira de Barros ocupou a presidência. Em 1889 tomou parte no projeto de iluminação pública, a querosene, e era o responsável pela Comissão de Fazenda e da Instrução Pública no município.

Apesar das ligações políticas com a Monarquia, foi um dos fundadores do Partido Republicano em São José do Rio Pardo.

Em 1896 fez parte da sociedade que instalou a energia elétrica no município, o Syndicato da Luz Elétrica de São José do Rio Pardo.

Nenhum comentário: