3.6.08

Hersílio Ângelo, biografia resumida

Filólogo, ensaísta, crítico literário, Hersílio Ângelo nasceu em 1910, em Orlândia (SP). Formou-se pela Escola Normal de Casa Branca, em 1930. Licenciado em Letras pela Universidade de São Paulo, foi professor de Português, por concurso, do Magistério Secundário Oficial do Estado de São Paulo, tendo se aposentado como titular da cadeira, junto ao Instituto de Educação “Euclides da Cunha” de São José do Rio Pardo.
Ex-professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Pardo e da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, professor Hersílio foi o criador das Maratonas Intelectuais Euclidianas, para estudantes do ciclo colegial, em 10 de agosto de 1940, repetidas, ininterruptamente, todos os anos, até hoje, nos dias 15 de agosto, ponto alto das comemorações culturais das Semanas Euclidianas.
Durante sua vida realizou palestras e conferências junto à Academia Paulista de Letras, Academia Jundiaiense de Letras e inúmeras faculdades e colégios de São Paulo, na Capital e no Interior. Colaborou ativamente, na imprensa, assinando artigos em “Resenha”, “Gazeta do Rio Pardo”, “O Estado de S. Paulo”, “Folha de S. Paulo”, “Revista do Livro”, “Revista de Portugal” e outros órgãos.
Foi regente junto aos cursos intensivos dos Ciclos de Estudos Euclidianos em São José do Rio Pardo, Araçatuba, Jundiaí e São Paulo.
Hersílio Ângelo foi responsável pelo cotejo e estabelecimento de texto dos “Contos” de Machado de Assis, segunda edição (com prefácio de Francisco de Assis Barbosa), editados pela Melhoramentos (São Paulo, 1970), e da edição didática de “Os Sertões”, com introdução do professor Alfredo Bosi (Cultrix-MEC, São Paulo, 1973).
Sua serenidade e disciplina fizeram com que várias gerações tivessem boa formação cultural, notadamente com relação ao estudo da língua portuguesa e da literatura brasileira. Através de seu conhecimento e do rigor com que conduzia sua vida profissional, professor Hersílio Ângelo colaborou efetivamente para a elevação da cultura local, trabalhando para que São José do Rio Pardo se transformasse em centro de referência para a cultura nacional.

Nenhum comentário: