(...) Dr. Antônio Cândido Rodrigues nasceu em São Paulo, Estado de São Paulo, a 19 de julho de 1850. Tendo apenas 15 annos de edade, matriculou-se na Escola Militar, mostrando uma applicação e uma inteligencia tão invulgares que para logo conquistou a estima dos seus condiscipulos e a admiração dos mestres. Terminava os preparatórios, os quaes rapidamente fizera, quando se desencadeava a guerra do Paraguay, em 1867: preferiu, então, patriota verdadeiro, ardoroso e sincero, em logar da matricula em um curso superior, a marcha para o scenario da batalha aonde ia collaborar na reivindicação dos direitos pátrios.Prestou nos campos de guerra inestimáveis serviços, batendo-se como um bravo.·
Tres annos depois, em 1870, voltou aos estudos, tendo conquistado as dragonas de official. Bacharelou-se em mathematicas no anno de 1874, recebendo o grau de engenheiro militar. Entregou-se então aos labores da sua profissão, servindo em commissões de engenharia do Estado do Paraná, de 1875 a 1878.
Regressando ao Rio de Janeiro e apresentando-se ao commandante do Corpo de Engenheiros, a que pertencia, foi destacado para São Paulo, passando a residir nesta cidade;
Obteve, em 1880, demissão do Exército, que solicitara, tendo sido em seguida nomeado director das Obras Públicas do Estado, cargo em que permaneceu por espaço de três annos.
Em 1883, foi eleito para a cadeira de Deputado Geral. Foi ainda, após a proclamação da República, escolhido para a Constituinte do Estado de São Paulo, sendo um dos signatarios do nosso estatuto político.
Eleito Senador Estadual, em 1897, deixou esse cargo em maio de 1900, para occupar o de Secretário, da Agricultura no governo Rodrigues AIves.
Encerrado o período governativo de que fazia parte, deixou aquella pasta, sendo então eleito Deputado FederaL. Mais tarde, em 1906, entrou novamente para o Senado, resignando o mandato por ter sido chamado outra vez para a pasta da Agricultura, em 1908, no governo do Dr. Albuquerque Lins. No anno seguinte, creado o Ministerio da Agricultura, Industria e Commercio, quando era presidente da República o Dr. Nilo Peçanha, occupou o Dr. Cândido Rodrigues a gerência daquella pasta, procedendo à instalação dos serviços affectos àquelle complexo departamento da administração brasileira.
Em 1910, foi novamente eleito para o Senado de São Paulo aonde até ao presente collabora, com a sua competência e valor patriótico, no progresso no renome político e intelectual deste Estado.
O Partido Republicano, em Convenção de 7 de Novembro de 1915, indicou-o candidato à vice-presidência do Estado.
Voltou ao Senado em 1921, eleito a 2 de outubro, para a vaga aberta com o fallecimento do Dr. Joaquim Miguel Martins de Siqueira. (...)
Do livro "Senado de São Paulo - 1891-1923", de Antônio Carlos da Fonseca
Nenhum comentário:
Postar um comentário