
Padaria Nova na avenida Nove de Julho em fotografia de 1943.
Dona Maria Itália Buosi, que completaria ontem — 23 de maio — 98 anos, recebeu esta semana homenagem da Câmara Municipal. Projeto de Lei do vereador Marco Gumieri Valério, aprovado por unanimidade, denomina a partir de agora uma área do Loteamento Jardim Santa Tereza (entre as ruas José De Martini, Maestro Francisco Cônsolo e avenida José Bertocco) de Praça Maria Itália Barticiotti Buosi. A iniciativa de se homenagear esta singular personagem rio-pardense (embora nascida em Vargem Grande do Sul) partiu de um de seus netos, Fabrício Figueiredo Buosi, que pesquisou as origens de sua família, reuniu documentos e encaminhou-os ao vereador. Fabrício e seu irmão Fábio — a terceira geração da família Buosi — estão à frente da tradicional Padaria Nova, que funciona no mesmo endereço há sete décadas. Fabrício, que tem especial cuidado com documentos, fotografias e a história de trabalho de seus avós, é o autor do relato a seguir, anexado ao projeto de lei.
“Agosto de 1938. Um agricultor e sua mulher, desses que procuram sorte, dinheiro e melhores condições de vida, vinham do campo para a cidade. Até aí nada de mais, afinal, a história de vida de milhares de brasileiros começa onde começam suas esperanças.
Traziam consigo os filhos. Nada de excepcional novamente. Inúmeras são as famílias que migraram, ao longo do processo de urbanização de nossa sociedade, da roça para a cidade. Muitas vezes famílias inteiras, do pai ao papagaio, viajavam (e viajar é um termo bastante apropriado para este tipo de mudança) em busca daquilo tudo de que falamos anteriormente.
Embora aparentemente comum, dessas que se repetem aos milhares, a história dessa mulher é diferente.
Maria Itália Barticiotti Buosi nasceu no dia 23 de maio de 1910, em Vargem Grande do Sul (SP), tendo como pais Francisco e Maria Barticiotti.
Em agosto de 1941, enquanto o mundo se destruía na Segunda Guerra Mundial, Maria Itália Barticiotti, já casada com Romano Buosi, realizava consigo outra guerra, talvez maior ainda, ou seja, criar sua família.
Juntos trabalharam e administraram um comércio até hoje existente. Mas lembram-se daquele ditado, meio feminista até, que diz que atrás de um grande homem sempre haverá uma grande mulher? Pois é, todo história tem seu clichê, e a nossa não poderia fugir à regra.
Maria Itália Barticiotti Buosi era um misto de mulher e sócia e teve papel fundamental na história da Padaria Nova, fundada em agosto de 1938.
Os anos foram passando, a vida também. Os filhos cresceram. As ações de responsabilidade social — hoje muito divulgadas — já eram praticadas por Maria Itália Barticiotti Buosi, como participação em programas religiosos transmitidos pela Rádio Difusora nos anos 1970 e uma singela doação de macarrão durante o ano de 1975 ao sempre necessitado Hospital São Vicente de nossa cidade. Muitas outras doações foram feitas, alguns recibos e documentos com sua participação não foram localizados, vez que muito tempo se passou. Mas o que valeu mesmo foi ajudar e tentar desenvolver a solidariedade.
Enquanto trabalhou ao lado do marido ajudou, inclusive, no desenvolvimento urbano, construindo casas entre um filho e outro. O casal teve nove filhos e adotou outros cinco.
Maria Itália Barticiotti Buosi faleceu em 26 de março de 1981".
Nenhum comentário:
Postar um comentário