22.1.08

São José do Rio Pardo em 1912

KERMESSE — Estão terminados os festejos populares pró Santa casa de Misericórdia. Os resultados obtidos foram os mais compensadores possíveis: os esforços ingentes do único organisador da festa snr. Paschoal Artese foram coroados de êxito. Com a quantia arrecadada, poderá a nossa Santa Casa iniciar em breve o seu funccionamento e proporcionar o conforto e o alli a muitos infelizes, que morrem ao desamparo, sem o conforto de um leito, sem as consolações supremas dos últimos momentos.

HOTEL LUTI — Neste antigo e acreditado estabelecimento, completamente reformado, os Snrs. Viajantes e Exmas. Famílias encontrarão todas as commodidades hygienicas. Cozinha de primeira ordem. Asseio e promptidão. Francisco Luti – Rua marechal Deodoro, 19 – Telephone 4 – São José do Rio Pardo.

GRUPO ESCOLAR — o Grupo Escolar Dr. Cândido Rodrigues, desta cidade, foi creado por decreto de 19 de fevereiro de 1908. O edifício, que é amplo e contém magníficas salas de aula, está situado na parte alta da cidade e occupa uma área de terreno de 9.000 metros quadrados approximadamente. O prédio é de construcção moderna e possue salas de aula, gabinetes, passadiços e gymnasios. A organisação do grupo esteve confiada ao então Inspector Escolar snr. José Carneiro da Silva, que fez a sua inauguração official a 22 de abril de 1908. Em 1912, a matrícula inicial foi de 700 alumnos. O Grupo funcciona actualmente em dois períodos com 20 classes.

ESTATÍSTICA AGRÍCOLA — O município de São José do Rio Pardo produz annualmente cerca de 432.900 arrobas de café, que vendido ao preço módico de 9$000 a arroba produz a bella somma de 3.896:109$000. O número de pés de café existentes no município está calculado em 10.600.000 aproximadamente. Sendo de 4.437 o número de alqueires de terra cultivada, teremos uma média de 2.386 pés de café por alqueire de terra. O número de propriedades agrícolas no município é de cerca de 400, no valor approximado de 20.472:950$000. O município produz também annualmente: 1130 arrobas de assucar; 714.000 litros de aguardente; 3.332.000 litros de arroz; 12.100.000 litros de milho; 2.330.700 litros de feijão; 990 arrobas de fumo e 74.000 litros de farinha de mandioca.

CENSO — A cidade de São José do Rio Pardo possue 735 prédios. A população da cidade está calculada em 6.500 almas. A população do município de São José do Rio Pardo está calculada em 32 mil almas.

ASSOCIAÇÕES RIOPARDENSES — Grêmio Musical Riopardense (presidente: João Américo Ribeiro Filho); Centro Commercial (presidente: José Cândido Pereira da Silva); Club XIX de Março (presidente: coronel Luiz Thomas de Andrade); Rio Pardo Foot Ball Club (presidente: Lourenço Landini); Sociedade Italiana XX de Setembro (presidente: Carlos Bruno Puteri).

THEATROS — Esta cidade possue duas casas de espetaculos: o Theatro São José, onde actualmente funcciona o cinematographo e o Pavilhão 15 de Novembro, onde também funcciona um cinema. O Pavilhão 15 de Novembro é solidamente construído de madeira e zinco e possue vastas accomodações.

IMPRENSA — Publica-se actualmente nesta cidade duas folhas: "O Rio Pardo" e a "Gazeta do Rio Pardo". Também circula o semanário crítico "A Tesoura".

EMPREZA TELEPHONICA — A empreza telephonica desta cidade funcciona com cerca de 120 linhas e acha-se ligada a Grama, Espírito Santo do Rio do Peixe, Vargem Grande, São João da Boa Vista, Casa Branca, Mococa, Tambahú, Itoby, Caconde e Guaxupé.

BANDAS DE MÚSICA — Banda do Grêmio Musical dirigida pelo snr. Valêncio Bulcão e Banda União Riopardense, dirigida pelo snr. Foca Cônsolo.

CONTÁBIL — No dia 6 de maio do corrente anno foi lavrada na Capital do Estado e no Cartório do 7º Tabelião Antônio de Gouvea Giudice a escriptura do empréstimo feito pela Câmara desta cidade no valor de 1.100:000$000 e no dia 9 do mesmo mez e no mesmo Cartório foi lavrada a escriptura de quitação dada pelos snrs. Sampaio Moreira Filho & C. à Cãmara desta cidade, no valor de 399.706$800.

CÂMARA MUNICIPAL — Presidente: coronel Leopoldino Ribeiro da Cunha; vice-presidente: Antônio Martins de Oliveira; prefeito: coronel João Baptista de Sousa Moreira; vice-prefeito: major João Octaviano Ribeiro da Silva; vereadores: coronel Gabriel José de Andrade; major Francisco de Paula Lima Junior, major Francisco Venâncio Rodrigues e dr. Jovino de Sylos. Secretário da Câmara: José Honório de Silos; secretário da Prefeitura: Pedro Isaac de Sousa; lançador: José Francisco Maia; fiscal administrador do cemitério, matadouro e açougues: Martiniano José de Sousa; fiscais ambulantes: Pedro Lindolpho Becker e José Portella.

PROPAGANDA — A melhor Machina de beneficiar café e arroz com anexa Officina Mechanica. Fundada em 1896. Concerta-se e assenta-se machinas. Preços módicos. Attilio Piovesan. Rua Campos Salles, 14, telephone 41.

CASAS BANCÁRIAS — Duas agências bancárias funcionavam em São José do Rio Pardo em 1912: Banco de Custeio Rural e Banca Franceza e Italiana.

PHARMACIAS — Parmacia Central (de Frederico Augusto de Paiva Peixoto), Pharmacia Rosa (de Francisco Rosa Soares), Pharmacia Tarquinio (de Tarquínio Cobra Olyntho), Pharmacia São José (de Claudio R. da Silva), Pharmacia Italiana (de Raphael Gatti), Pharmacia Dias (de Calimério dos Reis Dias), e Pharmacia Oliveira (de dr. Leão de Oliveira).

MÉDICOS — Dr. José Joaquim da Costa Junior, Dr. Braulio de Meneses, Dr. Pedro Agápio de Aquino, Dr. Senra de Oliveira, Dr. Narciso Marcos, Dr. Pedro de Araújo e Dr. Anysio Rosa Soares.

DENTISTAS — Alfredo Rodrigues, Waldemar Ribeiro, José Alvin de Aguiar e Levy de Barros.

LABORIOSO POPOLO — (...) E ció ha compreso quella pleiade di generosi che senza distinzione di nazionalitá o di partito, ha chiamato a raccolta il laborioso popolo di São José, perché com lo slancio proprio che lo caratterizza, compiésse l’opera iniziata sotto il patrocinio di pocchi valenterosi per la costruzione e la dotazione finale della Santa Casa. (...)

Notas extraídas da revista "Polyanthea" de junho de 1912, organizada por Guilherme Kuhlmann, "commemorativa do encerramento dos festejos populares pró Santa Casa de Misericórdia".

Nenhum comentário: